Roteiro: Baku 🚌 Sheki 🚌 Tiblisi 🚌 Gudauri 🚌 Tiblisi 🚌 Ereván
Saídas: Conforme calendário de saídas
Mínimo 2 participantes
ITINERÁRIO
1º dia – …/Baku
Chegada ao aeroporto de Baku. Recepção e traslado ao hotel selecionado.
Refeições: -.
2º dia – Baku / Gobustán / Baku
Pela manhã, percorreremos a costa do Mar Cáspio até o deserto vulcânico ao sul de Baku. O Parque Nacional de Gobustan é uma área protegida e suas gravuras rupestres da Idade da Pedra foram descobertas na década de 1930 na Reserva Natural. Visita aos vulcões de lama em uma paisagem lunar (dependendo das condições climáticas). No caminho de volta a Baku, visita ao Beco dos Mártires, com sua magnífica vista da baía de Baku. À tarde, passeio guiado a pé por Baku incluindo a cidade medieval murada “Icheri Sheher”, com suas vielas estreitas, caravançarais históricos, mesquitas e o Palácio Shirvan Shas, patrimônio da UNESCO. O Palácio dos governantes do Estado de Shirvan está localizado no ponto mais alto da cidade antiga e seu complexo foi a última residência dos governantes do Estado de Shirvan. Retorno ao hotel.
Refeições: Café da manhã.
3º dia – Baku / Absherón / Baku
Saída para a península de Absheron, visitando Ateshgah, o “templo da chama eterna”, construído para as orações dos zoroastrianos que viajavam com as caravanas comerciais pelo Azerbaijão. Em seguida, visita a montanha de fogo famosa por seu gás natural, Yanardagh, no vilarejo de Mehemmedli. Parada para fotos ao lado do Centro Cultural Heydar Aliyev. Retorno a Baku e restante da tarde livre.
Refeições: Café da manhã.
4º dia – Baku / Shamakhi / Sheki
Pela manhã, saída para Sheki. No caminho, visita ao mausoléu de Diri Baba em Maraza. Parada na cidade de Shamakhi, que já foi a capital de Shirvan para visita a mesquita Shemakah, considerada a primeira mesquita do Cáucaso e a mesquita Derbent, construída em 734. Chegada em Sheki e passeio caminhando pelos principais pontos da cidade, incluindo o Palácio Sheki Khan, o caravançarai e as lojas de artesanato local. O Sheki Khan Saray é uma beleza de dois andares, seu palácio surpreende com um magnífico interior e exterior ricamente pintado com desenhos anedóticos que retratam cenas de caça e guerra, bem como figuras geométricas e vegetais complexas. Visita a uma oficina de Shebeke, onde eles explicarão sobre a produção dos famosos vitrais que vemos no Palácio. Em seguida, passeio pelo vilarejo de Kish para visitar uma igreja albanesa caucasiana, considerada a mais antiga do Cáucaso, que data do século I e está localizada no topo de um promontório, nos arredores do vilarejo de Sheki.
Refeições: Café da manhã e almoço.
5º dia – Sheki / Lagodeji (Fronteira) / Região de Kajetia / Tiblisi
Café da manhã. Traslado para a fronteira com a Geórgia. Encontro por volta das 12h00 para troca de veículo e de guia. Passeio por Kajetia, a região mais pitoresca da Geórgia, conhecida por sua produção de vinho, que está associada ao bom vinho e à hospitalidade gentil. Almoço tradicional georgiano com os habitantes locais para provar os sabores autênticos dos produtos recém-colhidos da horta do anfitrião. Visita a Cidade do Amor, Signagui. Caminhada pela pequena e bela cidade do século XVIII com suas incríveis muralhas antigas e pequenas casas de madeira decoradas com varandas esculpidas e arquitetura tradicional e uma vista espetacular do Vale Alazani e das Grandes Montanhas do Cáucaso. Visita a uma adega típica e para degustação do vinho feito em jarras de acordo com a antiga tradição georgiana, preparado pelos camponeses ao longo dos séculos. O método de produção de vinho da Geórgia está incluído na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. À tarde, chegada a Tiblisi, a capital da Geórgia. Acomodação no hotel.
Refeições: Café da manhã e almoço.
Observação: Ao cruzar a fronteira, na zona neutra, teremos que caminhar com malas, a distância é de cerca de 800 metros. Na Geórgia, a partir da fronteira, faremos o traslado para a cidade de Kvareli somente com motorista, sem guia. O traslado leva 1 hora.
6º dia – Tiblisi
Saída para conhecer a capital da Geórgia, Tiblisi, com suas ruas estreitas, casas coloridas, varandas esculpidas, bairros antigos e excelentes amostras da arquitetura moderna. Início do passeio na Igreja Meteji para apreciar a vista espetacular da Cidade Velha. Passeio pelas belas ruas estreitas e visita aos principais pontos turísticos da cidade. Passagem pela antiga Fortaleza de Narikala, visita aos históricos Banhos de Enxofre, de onde vem o nome da capital. Continuação pela Avenida Rustaveli, a principal rua da cidade.
Refeições: Café da manhã.
Observação: A maior parte do passeio será feita a pé.
7º dia – Tiblisi / Mtskheta/ Gori / Uplistsikhe / Gudauri
Café da manhã. Saída para Mtsjeta a antiga capital e centro religioso da Geórgia para visita aos seus locais históricos: o antigo Mosteiro de Jvari (século VI) e a impressionante Catedral de Svetitskhoveli (século XI), onde está enterrado o Manto de Cristo. Visita a cidade caverna de Uplistsikhe (1º milênio a.C.), que foi a parte mais importante da famosa Rota da Seda. Esse impressionante complexo inclui habitações antigas, salões, templos, porões, túneis secretos e teatros. Em seguida, parada para fotos próximo ao Museu Joseph Stalin em Gori. Continuação para o norte pela Estrada Militar da Geórgia e apreciaremos a paisagem espetacular das magníficas montanhas do Cáucaso. Chegada a Gudauri, a famosa estação de esqui localizada a 2.000 – 2.200 metros acima do nível do mar. Jantar e pernoite no hotel em Gudauri.
Refeições: Café da manhã e jantar.
Observação: Em Uplistsikhe é necessário caminhar sobre o piso de pedra, há pequenos declives, escadas para subir/descer e um pequeno túnel para atravessar. Recomenda-se o uso de protetor solar, chapéu e calçados fechados.
8º dia – Gudauri / Stepantsminda / Tiblisi
Após o café da manhã, saída para Kazbegui. Uma estrada impressionante ao longo do rio Térek nos levará a Kazbegui (Stepantsminda), a principal cidade da região com uma caminhada total de aproximadamente 3 horas por belos vales e florestas até Guergueti, a igreja da Trindade localizada a 2170 m acima do nível do mar. Se o tempo permitir, você poderá dar uma olhada em uma das maiores geleiras do Cáucaso, o Monte Kazbegui (5047 m). À tarde, retorno para Tiblisi. Passaremos pelo complexo arquitetônico de Ananuri e pelo belíssimo reservatório de água de Jinvaly. Pernoite no hotel.
Refeições: Café da manhã.
Observação: Em Kazbegui, é possível alugar um carro (4X4) para ir até a Igreja da Trindade.
9º dia – Tiblisi / Sadajlo (Fronteira) / Haghpat / Saghmosavank/ Ereván
Após o café da manhã, saída para a fronteira entre Geórgia e Armênia. Encontro na fronteira de Sadajlo por volta das 10h00 para troca de veículo. Partida para o Mosteiro Haghpat (976 d.C.), foi construído no final do século X e passou por algumas alterações nos séculos XII e XIII, sendo o maior complexo monástico da Armênia medieval e um exemplo de edifício com uma cúpula central sustentada por quatro grossos pilares maciços, uma característica muito tradicional da arquitetura armênia. Um afresco representando o Pantocrator está preservado na abside. Na sequência, seguiremos para o Mosteiro de Sagmosavank, também conhecido como Mosteiro dos Salmos, fundado no século XIII e localizado no impressionante cânion de Qasagh. Chegada em Ereván.
Refeições: Café da manhã.
10º dia – Ereván / Echmiadzin / Zvartnots /Ereván
Passeio pela cidade de Ereván, fundada em 782 a.C., uma das cidades mais antigas do mundo. Durante o passeio, visita a Praça da República, que foi projetada no estilo tradicional da arquitetura armênia, passando pela Casa do Governo, o Ministério das Relações Exteriores, o Correio Central e a Galeria Nacional de Arte. Juntamente com todos os principais monumentos da capital, como a “Estátua do Gato”, do famoso escultor Fernando Botero, localizada no museu ao ar livre e no centro de arte moderna Cafesjian, em Cascade. Subida a Cascade para apreciar a vista panorâmica de Ereván, além de visitar a Opera House. Em seguida, visita ao Parque Memorial Tsitsernakaberd, dedicado às vítimas do genocídio armênio. Continuação para Echmiadzin. A catedral de Echmiadzin é o coração da Igreja Gregoriana Armênia e é considerada uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. No retorno à capital, visita às ruínas do templo de Zvartnots, cujo nome significa “anjos celestiais”. Sua construção é dedicada a São Gregório, que começou em 642 sob a direção do Catholicos Nerses III, foi erguido no local onde, segundo a tradição, ocorreu o encontro entre o rei Trdat III e São Gregório, o Iluminador. Retorno a Ereván.
Refeições: Café da manhã.
11º dia – Ereván / Khor Virap / Noravank/ Ereván
Passeio ao mosteiro de Khor-Virap (séculos IV a XVII). O mosteiro tem uma rica história religiosa e mundial. Ele está situado no vale do Ararat, em frente à montanha bíblica Ararat. Sua importância é a ligação a Gregório, o Iluminador, que introduziu o cristianismo na Armênia e é considerado o primeiro católico do país. Continuamos o dia com uma visita ao Mosteiro de Noravank, um importante centro religioso e cultural do século XII, que significa “Novo Mosteiro”, está localizado em um cenário de beleza natural de tirar o fôlego, em um local isolado e de difícil acesso. Em 1996, o mosteiro de Noravank foi incluído na lista provisória de Patrimônios Mundiais da UNESCO em reconhecimento à sua importância histórica e cultural. Retorno a Ereván.
Refeições: Café da manhã..
12º dia – Ereván / Sevan / Garni / Gueghard/ Ereván
Saída para o norte de Ereván, onde está localizado o Lago Sevan, um enorme lago montanhoso, que ocupa 5% da superfície da Armênia. Em seguida para Garni, um vilarejo famoso por seu templo pagão, construído no século I d.C. pelo rei Tiridates I da Armênia e provavelmente dedicado ao deus helenístico Mitra. Esse templo, que fica em uma plataforma triangular, é o único remanescente da cultura pagã que sobreviveu na Armênia. Após a adoção do cristianismo em 301, o templo pagão perdeu sua relevância e a fortaleza de Garni tornou-se a residência de verão dos reis armênios. Em seguida, visita ao Mosteiro de Geghard, um Patrimônio Mundial da UNESCO, é a obra-prima insuperável da arquitetura armênia do século XIII. Algumas das igrejas do complexo são magistralmente esculpidas em uma enorme rocha. Devido à sua construção e acústica, Geghardavank é o melhor lugar para cantar músicas espirituais. Retorno ao hotel.
Refeições: Café da manhã.
13º dia – Ereván / …
Em horário oportuno, traslado ao aeroporto. Fim dos nossos serviços.
Refeições: -.
- Caso algum museu ou outro local turístico esteja fechado por motivos de força maior, os passeios poderão ser substituídos por outras atividades ou visitas a outros locais.
- O itinerário poderá sofrer alterações, tanto na ordem dos locais de visitação, quanto alguns passeios poderão ser substituídos.
- Todos os preços e condições estão sujeitos a alterações sem prévio aviso e os lugares estão sujeitos a disponibilidade no momento da reserva.
- Os passageiros devem adquirir em seu país, o seguro de viagem internacional.
- Preços NÃO válidos para o período de Natal, Réveillon, Páscoa Ortodoxa, feriados nacionais e eventos. Suplementos serão informados na confirmação da reserva.
- Saída 08 de Abril de 2025 coincide com a Páscoa católica e a Páscoa ortodoxa. Nessas partidas, pode haver algumas alterações na ordem das visitas.
- Na fronteira entre o Azerbaijão e a Geórgia (5º dia), ao cruzar a fronteira, na zona neutra será necessário caminhar com malas e percorrer uma distância de cerca de 800 metros. Na Geórgia, a partir da fronteira, será feito o traslado para a cidade de Kvareli somente com motorista, sem guia e o percurso dura aproximadamente 1 hora.
- Muitos passeios são feitos a pé, com caminhadas de dia inteiro, sendo necessária uma boa condição física para as longas caminhadas.
- Em Uplistsikhe (7º dia) é necessário caminhar sobre o piso de pedra, há pequenos declives, escadas para subir/descer e um pequeno túnel para atravessar. Recomenda-se o uso de protetor solar, chapéu e calçados fechados.
- Em Kazbegui (8º dia) é possível alugar um carro (4X4) para ir até a Igreja da Trindade. Consulte-nos.
Documentos necessários para portadores de passaporte brasileiro:
Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar a partir da data de retorno ao Brasil.
Azerbaijão: É necessário a emissão de visto para turismo. Acesse: https://evisa.gov.az/en/
Geórgia: Não é necessário a emissão de visto para turismo.
Armênia: Não é necessário a emissão de visto para turismo.
* A qualquer momento e sem prévio aviso podem ocorrer alterações na documentação exigida para a entrada de cada país.
* Ressaltamos que é de exclusiva responsabilidade do passageiro e/ou agência, a obtenção de toda a documentação exigida para essa viagem, incluindo certificados de vacinas no Brasil e no exterior.
* Para passageiros portadores de passaporte de outras nacionalidades, favor consultar os órgãos competentes.
- Hospedagem nos hotéis mencionados ou similares, em apartamento conforme categoria escolhida.
- Refeições conforme descritas no programa, sem bebidas.
- Entrada nos locais mencionados no programa.
- Traslados e passeios regulares com guia local falando espanhol, exceto durante o traslado entre as cidades de Lagodeji e Kvareli (região da Kajetia), que será somente com motorista, sem guia.
- Parte aérea internacional.
- Taxas de embarque e/ou combustível.
- Seguro de viagem internacional com cobertura Covid-19.
- Early check-in ou late check-out nos hotéis não mencionados na programação.
- Gorjetas para guias locais, motorista e maleteiros dos hotéis.
- Despesas com vistos, documentações, vacinas e testes PCR’s no Brasil e no exterior.
- Gastos pessoais como bebidas, telefonemas, lavanderia etc.
- Quaisquer despesas extras, não indicadas no programa.
CALENDÁRIO DE PARTIDAS
Temporada | Saídas em 2025 (Aos domingos) |
A | Abril/2025: 08 Maio/2025: 11 Junho/2025: 08 Julho/2025: 06 Agosto/2025: 03, 17 Setembro/2025: 07 Outubro/2025: 05 |
Valores sob consulta
HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES
Cidade | Noites | Opção I | Opção II | Opção III |
---|---|---|---|---|
Baku | 3 | City Park | Hyatt Regency | |
Sheki | 1 | Macara Sheki | Marxal Hotel | |
Tiblisi | 2 | Holiday Inn Express | Folk | Ambassadori |
Gudauri | 1 | Marco Polo | ||
Ereván | 1 | Ani Central Inn Orbeli |
Ani Plaza Hayasa |
National |
** Todos os preços e formas de pagamento expressos neste documento estão sujeitos a alterações sem prévio aviso e os lugares estão sujeitos à disponibilidade no momento da reserva. **